26/03/2018

Cinco alimentos para enfrentar melhor a TPM

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Uma boa alimentação é importante. Entre as dicas, estão o consumo de comidas leves, e muita água e chás. Segundo Márcia Gaspar Nunes, doutora do Departamento de Ginecologia da Unifesp, é bem comum a indicação de alimentos como oleaginosas, cacau, banana e aveia. E os efeitos no organismo da mulher têm base científica.

CINCO ALIMENTOS

1. Oleaginosas (feijão, lentilha, ervilhas...)
2. Banana
3. Aveia
4. Peixes de mar profundo
5. Verduras escuras

"A síndrome da TPM é um monte de sintomas misturados. São mais de 150 descritos e é muito comum sentir esses efeitos da menstruação. A alimentação pode ajudar para quadros moderados, que chegam a atingir 40% de mulheres, mas um grupo bem pequeno tem a forma grave e é preciso buscar tratamento", ressalta a doutora.

A sugestão de mudança na dieta vai ajudar as mulheres por conta das mudanças hormonais características do período menstrual. A regulação dos neurotransmissores no cérebro é afetada e alimentos ricos em determinadas vitaminas e minerais pode colaborar para estabilizar as membranas neuronais e criar neurotransmissores.

O triptofano tem um papel importante na transformação serotonina e os alimentos ricos na substância têm um ótimo desempenho colaborando para melhorar o humor. Entre eles, estão oleaginosos (feijão, ervilhas, amendoim e lentilhas), aves, nozes e sementes e peixes (atum, linguado, salmão, sardinha e bacalhau).

A banana também é importante, pois é rica na vitamina B6, que é parte da produção da serotonina. A fruta ainda tem alguns outros micronutrientes que podem ajudar durante o período. Um exemplo é o magnésio, que atua na estabilização da membrana cerebral e auxilia na produção de insulina pelo pâncreas.

O cálcio também é importante, já que contribui com a contração muscular, na transmissão impulso nervoso e no acúmulo de energia dentro da célula. Duas fontes do recurso são as verduras (as mais verdes, como couve e brócolis) e laticínios. Mais um item que ajuda no combate aos sintomas da TPM é o Ômega 3.

Segundo a doutora Márcia, a substância, encontrada em peixes do mar profundo, como sardinha, atum e bacalhau, colaboram com a plasticidade cerebral e acabam tendo um efeito positivo em todo o contexto. Além dos alimentos que ajudam, também é importante que as mulheres estejam atentas a hábitos que atrapalham.

A vontade maior que o costume para o consumo de doces deve ser evitada. "Em vez de, no lanche, ir à padaria comer um quindim, é melhor fazer um lanche rápido com castanha do Pará, por exemplo, que é rica triptofano e vai ajudar a combater os transtornos de humor causados pela TPM", aconselha.

Deixar de lado
Também é importante dar um tempo em bebidas que contenham cafeína (como café e energético) e até dar um tempo no álcool. Isso porque eles têm um efeito irritantes. Os alimentos ricos em sódio também não são uma boa, já que contribuem para o acúmulo de líquido pelo organismo, algo que já é potencializado pela TPM.

Assim, para as mulheres que têm a versão leve da síndrome, pequenas mudanças de estilo de vida e hábitos mais saudáveis podem ajudar, como fazer atividade física. A prática resulta na liberação de endorfina, que colabora na regulação do humor. Mas é importante que sejam atividades agradáveis para a mulher, e não uma obrigação pesarosa.

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