08/02/2018

Recomendações para curtir o carnaval numa boa e de forma saudável

images/hidratacao2_Carnaval_Zambrana_900x600.jpg

Quer pular o carnaval de maneira segura, saudável e com final feliz? Então cuide bem do corpo para que ele aguente todos os dias de folia.

O carnaval exige bastante do corpo, principalmente porque a festa demanda muita dança por alguns dias seguidos. Colocar o corpo para se movimentar é saudável, mas alguns cuidados devem ser tomados para que não falte energia nos últimos momentos de folia.

“Se é uma pessoa que não está acostumada a praticar atividade física regularmente e vai pular o carnaval por vários dias, ela tem de tomar cuidado. É preciso se alimentar bem e descansar bem”, alerta Edgard Soares, aluno de doutorado da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). “É claro que nesse período de festas a pessoa não pensa muito em descanso, mas é bom que ela fique alerta para que o corpo aguente bem esse maior esforço que vai ser demandado. Uma boa noite de descanso vai te preparar bem e não vai deixar que perca um dia de folia.”

A alimentação também vai influenciar bastante durante o carnaval. Os foliões normalmente apostam em frituras e comidas rápidas, ou seja, alimentos pesados e que podem trazer complicações. “Não é porque está no carnaval que você vai se esquecer dos alimentos que são adequados e saudáveis e, portanto, necessários para o bom funcionamento do organismo, como frutas, verduras, pães caseiros, arroz, feijão, enfim. Reserve os momentos das refeições para comer bem que o corpo vai funcionar corretamente”, ensina Soares.

Vale lembrar que pular o carnaval logo depois de comer também não é legal. “Quanto mais você come, quanto mais denso o alimento e quanto maior a quantidade, mais seu corpo precisa de descanso, como é o caso da feijoada, por exemplo. Então o ideal é apostar em refeições mais leves, naturais e nutritivas. Mesmo assim há de se esperar uns 30 minutos para entrar na agitação novamente. Comeu algo pesado? Então o ideal é aguardar, pelo menos, uma hora para não sentir nenhum desconforto na folia.”

 

Outro cuidado que se deve ter é o consumo de água, já que o carnaval é movido a alegria, dança e suor. “Não dá para esquecer a hidratação. Muitos carnavais são curtidos debaixo do sol, então o corpo perde muita água e sais minerais. Tem de beber muita água durante todo o dia e, para repor os sais minerais, vale a pena apostar em água de coco. Para correr tudo bem no carnaval também é preciso tomar cuidado com o consumo de bebida alcoólica, que é algo que não combina com atividade física e boa saúde. No carnaval principalmente, pois ajuda a desidratar o corpo ainda mais”, conclui Edgard Soares.

Fotos: Karina Zambrana (topo) e Shutterstock

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros